Quem sou eu

Minha foto
36 anos, curiosa e viajante. Nas horas vagas, também dona de casa, professora e enfermeira.

domingo, novembro 25, 2007

Mesmo elemento

Os quatro elementos e os humores: o homem está entregue a eles, dominado. Barthélemy l'Anglais.

Estávamos discutindo outro dia: O que é ser do mesmo elemento?
Minha curiosidade quase insaciável me fez procurar algumas explicações.
Na química encontrei: A partir da observação do comportamento dos átomos, aqueles grupos que possuíam um mesmo comportamento passaram a ser denominados como elemento químico.
Na astrologia encontrei: Os elementos – terra, água, ar e fogo – representam certos traços de personalidade que diferenciam tendências comportamentais.
Na filosofia encontrei: Os antigos gregos identificaram quatro elementos primordiais, que se contrastavam dois a dois: água e fogo, ar e terra. Cada um deles, entretanto, era dedução óbvia da combinação de duas qualidades distintas, espécie de essência por detrás da essência que, misturadas, geravam as manifestações elementares.
Cansei de procurar, decidi que a dúvida iria permanecer. Então, PLIM, um insight me assolou: se ser do mesmo elemento é de alguma forma se comportar da mesma maneira, um elemento não estranha o outro, certo?
Logo, ser do mesmo elemento que alguém é ter a mesma natureza. Sendo assim, naturalmente vocês se entendem e a energia flui sem obstáculos, pois está imersa em um mesmo elemento.
De qual elemento você é? O que é ser de um elemento? O que é um elemento?
Essas questões deixaram de ter relevância nesse momento. O que importa, como sempre imaginei, é a energia. E a física me socorreu da filosofia na qual estava perdida...
Se a energia flui, meu amigo, é o que importa.

Nenhum comentário: