Quem sou eu

Minha foto
36 anos, curiosa e viajante. Nas horas vagas, também dona de casa, professora e enfermeira.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

O mistério de cada um

Definitivamente o ser humano não pode ser explicado ou compreendido por uma ciência exata. Tentamos classificar estereótipos e personalidades através da psicologia, decifrar cada indivíduo através da astrologia e de outras tantas "logias" surgidas depois, observar comportamentos prevalentes e colocar tudo isso em números e probabilidades através da estatística. Salvo esta última, todas estão bem longe de serem ciências exatas, assim como estamos bem longe de conseguir entender a humanidade e um ao outro com exatidão.

A verdade é que cada um de nós mal consegue entender a si próprio, nessa torrente de emoções que sentimos a cada minuto e na vastidão de pensamentos que passam pelas nossas cabeças no mesmo minuto. É muita pretensão, então, acharmos possível entender outro alguém, não acha?

Achar todo mundo acha, mas é verdade também que ninguém desiste dessa ingrata missão. É só ouvir um pouco de música ou ler alguma poesia e nos defrontamos com uma das mais antigas obsessões humanas:
“Ah!, se eu pudesse entender o que dizem os teus olhos...”
"Eu queria ver no escuro do mundo onde está tudo o que você quer"

Refletindo sobre os motivos que nos levam a essa quase tortura, percebi que talvez (talvez mesmo, assim sem exatidão alguma) seja essa nossa velha mania que faz nos interessarmos uns pelos outros. O desafio de decifrar o mistério de cada um ou parte dele pode ser o que nos faz querer passar mais tempo ao lado de alguém, em busca de mais uma peça para esse imenso quebra-cabeça. E a maior recompensa é descobrir nas peças dos outros quebra-cabeças, respostas para os próprios mistérios e deixá-los também serem desvendados, por si próprio e por quem você permitir.

Nenhum comentário: