Quem sou eu

Minha foto
36 anos, curiosa e viajante. Nas horas vagas, também dona de casa, professora e enfermeira.

domingo, março 16, 2008

Dizer ou não dizer, eis a questão!

Tive uma infância quieta, repleta de silêncios, na proteção do meu quarto. Pensava, pensava e pensava, mas não dizia nada. Não sabia como me comunicar com palavras ditas, então escrevia e escondia, porque deixar alguém ler seria o mesmo que falar e isso eu não sabia.
Com o tempo, fui querendo interagir e fazer parte do mundo. Queria sair da solidão que me assolava de uma maneira incompreensível. Aprendi a falar, sobre tudo um pouco, a sós ou pra multidões. Passei a acreditar que tudo precisava ser dito, que sentimentos e pensamentos foram feitos para serem compartilhados. E falei muito, demais.
Voltei a refletir e descobri que algumas coisas devem ser ditas e outras não, isso é racional. Mas é difícil escolher o que dizer. Pensei que se você tem que discutir muito um assunto é porque algo não está dando certo, então é melhor não falar. Os olhos fariam sua parte.
Hoje percebi meu ledo engano, não falar também deixa marcas. O silêncio fala, grita até. E, assim como os olhos, corre o risco de ser mal interpretado.
Entre minhas eternas tentativas de ser racional e minhas também eternas destemperanças de instinto, só consigo acreditar que não há certo nem errado quando o assunto é se expressar.
Percebi que falar pode ser a forma mais justa de se fazer entender e de procurar entender o outro, ainda que muitas vezes seja constrangedor ou até enfadonho. Porque tudo o que fica mal resolvido, dito pela metade ou não dito permanecerá dentro de você, como uma erva daninha impedindo o seu crescimento. E isso definitivamente não pode ser racional.
Ainda que o receio de quem já falou demais continue me perseguindo, vou tentar me lembrar da questão: Dizer ou não dizer? Entre as tantas escolhas que temos na vida, essa será só mais uma. Por vezes poderei me arrepender, outras me sentirei aliviada por dizer ou não. E isso certamente me fará crescer. Nada pode ser mais racional.

Nenhum comentário: