Quem sou eu

Minha foto
36 anos, curiosa e viajante. Nas horas vagas, também dona de casa, professora e enfermeira.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

30 anos

Em homenagem a minha grande amiga que faz 30 anos amanhã e em minha própria homenagem, já que estou praticamente lá (pensando bem, vou ter que mudar o subtítulo do meu blog muito em breve), segue parte de uma crônica do Mário Prata:

"O que mais as espanta é que, de repente, elas percebem que já são balzaquianas. Mas poucas balzacas leram A Mulher de Trinta, de Honoré de Balzac, escrito há mais de 150 anos. Olhe o que ele diz: 'Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer'. (...) São fortes as mulheres de 30. E não têm pressa pra nada. Sabem aonde vão chegar. E sempre chegam."

Quando tínhamos 18 anos, achávamos que aos 30 nossas vidas seriam completamente diferentes do que são e seu término estaria mais próximo do que está. Engraçado chegarmos lá nos sentindo tão bem com o que somos, sabendo que há tanto caminho pela frente e ainda com uma sensação de começo. Deve ser o fim do retorno de Saturno no nosso ciclo de vida, o que me lembra uma música linda, do eterno Renato, que vem bem a calhar com o momento:

"E aos vinte e nove com o retorno de Saturno, decidi começar a viver..."

E que o início seja maravilhoso, com o fôlego e a vitalidade dos 20 e a sabedoria e a tranqüilidade dos 40. Mistura boa, que só os 30 podem te proporcionar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Memequinha, cada vez melhor sou sua fã!!!! E fico mto feliz de poder partilhar dessa nova fase dos trinta com todas vcs!!!!!!!!!!
LOVE YOU. Bezo, outro, tchau. Tati (vulgo, como vc adora dizer, Cachacinha....rs)